Imagem: coolandmore.com (editada, com logótipo integrado por Fábio Silva) |
PT: O calçado português tem merecido reconhecimento internacional pelo design e qualidade, sendo atualmente considerado como um dos melhores calçados do mundo.
Se nas primeiras feiras internacionais nas quais o made in Portugal era divulgado, as industrias do calçado não tiveram facilidade em arranjar investidores pela falta de conhecimento dos mesmos sobre a qualidade dos sapatos portugueses. Hoje o mesmo não acontece, o made in Portugal já é considerada uma marca de qualidade.
Se nas primeiras feiras internacionais nas quais o made in Portugal era divulgado, as industrias do calçado não tiveram facilidade em arranjar investidores pela falta de conhecimento dos mesmos sobre a qualidade dos sapatos portugueses. Hoje o mesmo não acontece, o made in Portugal já é considerada uma marca de qualidade.
De forma a divulgar ainda mais o calçado nacional, foi
criado um blogue (http://www.portuguesesoul.com/)
há cerca de um ano, a par da ligação da APICCAPS - Associação dos Industriais
de Calçado. Além do blogue existe também uma revista anual com o mesmo nome, "Portuguese
Soul" (vídeo abaixo).
O objetivo é claramente abrir caminho no mercado internacional.
Neste âmbito de sucesso podemos destacar o caso do
estilista Luís Onofre (http://www.luisonofre.com/),
um dos mais conceituados a nível nacional e que já deixa também a sua marca
pelo mundo, com a própria primeira dama americana, Michelle Obama, a calçar os
seus sapatos; tal como a princesa Letizia Ortiz e até mesmo a socialite Paris
Hilton. O estilista português já afirmou em várias entrevistas que não foi
fácil introduzir o seu sapato no mercado e que para conseguir bons resultados
teve de se adaptar ao público. Atualmente o seu calçado é reconhecido tanto
pela qualidade como pelo design arrojado e sempre moderno.
Um outro caso de êxito além-fronteiras é a Fly London (http://www.flylondon.com/).
Esta marca vende sapatos por todo o mundo, em mais de 50 países. A Fly sempre adotou
uma estratégia de moda global, conseguindo assim implantar-se com alguma
naturalidade em países mais desenvolvidos no que diz respeito à moda, como é o
caso de Inglaterra ou Itália. A marca distingue-se pelas linhas modernas e ecléticas,
bem como pela originalidade, tanto no design como nos materiais adotados, nunca
deixando de lado a preocupação da comodidade. O objetivo é criar uma identidade
forte e única.
No último ano, o calçado português reforçou o seu
estatuto como o produto que mais positivamente contribui para a balança
comercial portuguesa, com um saldo positivo superior a mil milhões de euros no
final do ano. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE)
durante o ano de 2011 o sector exportou 95% da sua produção para mais de 130
países nos cinco continentes (um crescimento de 16% relativamente ao ano
anterior).
EN: Portuguese shoes have notorious international
acknowledgment for design and quality,
and are currently considered one of the best footwear in the world.
In the first international showrooms where made in
Portugal was spread,it was not easy for
footwear industry to meet new
investors due to the lack knowledge about the quality of Portuguese shoes. In
fact nowadays it is not the same, made in Portugal is a well-recognized brand.
In order to release the national footwear , a blog was
created (http://www.portuguesesoul.com/)
about one year ago, as well as the APICCAPS - Associação dos Industriais de
Calçado partnership. Besides the blog there is also an annual magazine with the
same name “Portuguese Soul” (see bellow).
The aim is clearly to broaden in the international market.
In this successful field we can emphasize the stylist
Luís Onofre (http://www.luisonofre.com/),
one of the most national well known and who states his brand around the world
thanks to Michelle Obama, the American first lady and Princess Letizia Ortiz
and even the socialite Paris Hilton. The Portuguese stylist has already stated
in several interviews that it was not easy to insert his shoes in the market
and that he had to adjust to the public in order to be successful. Currently
his footwear is well known both for its quality and bold and always modern
design.
Another successful brand beyond frontiers is “Fly London” (http://www.flylondon.com/).
This brand sells shoes all over the world, over more than 50 countries . Fly
has always adopted a global fashion strategy, having been able to establish in
more developed countries in terms of fashion, such as England or Italy. The
brand distinguishes itself by the modern and eclectic lines as well as by
originality, both in design and in the adopted materials, never leaving behind
the concern with comfort. The goal is to create a strong and unique identity.
In the last year, the Portuguese footwear strengthened
its status as the most positive product which contributed to Portuguese
commercial scale, with a positive balance above one billion euros by the end of
the year. According to the National Institute of Statistics (NIS) during 2011
the sector exported 95% of its production to more than 130 countries in the
five continents ( an increase of 16% when compared to the last year).
Aqui, deixamos o vídeo promocional da "Portuguese Soul Magazine" / Now, we share the "Portuguese Soul Magazine" promotional video:
PORTUGUESE SOUL MAGAZINE from Portuguese Shoes APICCAPS on Vimeo.
Texto / Text: Teresa Teixeira - Tradução / Translation: Inês Guedes
Pimenta
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